quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Cara, mas boa para travar o colesterol… dizem!



A physalis é uma fruta considerada exótica, que é encontrada no mercado a preços elevados, mas, apesar disso, no Norte e Nordeste do nosso país ela é comum nos quintais e chamada por nomes bem brasileiros: camapum, joá-de-capote, saco-de-bode, bucho-de-rã, bate-testa e mata-fome.
Na Colômbia, é conhecida como uchuva e no Japão como hosuki.

É uma planta arbustiva, que pode chegar aos dois metros de altura. As frutas são delicadas, pequenas e redondas, com coloração que vai do amarelo ao alaranjado, envolvidas por uma folha fina e seca, em forma de balão.

Com sabor doce, levemente ácido, a physalis é consumida ao natural e usada na preparação de doces, geleias, sorvetes, bombons e em molhos de saladas e carnes. É rica em vitaminas A, C, fósforo e ferro, além de alcalóides e flavonóides.

O seu lado medicinal não deixa nada a desejar: é conhecida por purificar o sangue, fortalecer o sistema imunológico, aliviar dores de garganta e ajudar a diminuir as taxas de colesterol!!!! (Bem preciso!!).
A população nativa da Amazónia utiliza os seus frutos, folhas e raízes no combate à diabetes, reumatismo, doenças da pele, bexiga, rins e fígado.

Como vêem não lhe faltam propriedades benéficas para o nosso organismo. Eu já comi várias frutinhas dessas num “quintal amigo” e gostei bastante.
Também costuma haver à venda nos hipermercados, mas o preço do quilo é caríssimo.

E vocês, já provaram?

13 comentários:

PratosdaBela disse...

sENJÁ PROVAMOS, ATÉ COMPOTA DISSO FIZ, É BÓPTIMA, TENHO NO MEU BLOG...
jINHOS FOFOS

ritinha disse...

Nem sabia da sua existência !

Lebasiana disse...

ó pá... que nojo! lol... já me vomitei toda á conta desse fruto! a minha avó tem aos "pontapés" no campo, porque diz que faz bem ao "castrol"... um dia lá experimentei, porque até têm bom aspecto... CA NOJO! lol... ela e o meu pai ADORAM e comem como uns doidos! Lol... não entendo...

Jocas

O Meu Pau de Canela disse...

Lebasiana:

Quando tiveres a mais desse frutinho, manda cá pra casa!!!!

Ou então vende... olha que já vi sítios com o quilo a custar mais de 10 euros!!!

Bjinhos

Unknown disse...

Nunca provei...mas não tem muito bom aspecto, pois não? Bj:-)

Anónimo disse...

Nos Açores também existe em grandes quantidades e chamam "capucho" e até fazem doce que é comercializado não só para consumo interno como para os turistas.
Beijinho
B.

Marisa Góis disse...

Por acaso não conhecia!
Será que é assim tão cara? Tenho de investigar... Bjinho grande*

szofi disse...

Eu só há muito pouco tempo é que me apercebi que isso era comestível! Há uma pastelaria onde costumo encomendar bolos de aniversário que utiliza esse fruto como decoração... e como tem aspecto de borracha brilhante aqui a totó sempre achou que a bolinha laranja era artificial!

Lídia Amorim disse...

no campo atrás de minha casa, nascem milhares... eu não gosto muito do sabor, são um pouco amargos?ácidos... mas dizem que faz mesmo maravilhas ao colesterol...

volta e meia a vizinhança vem lá pedir pa levar uns.. :P

kiss!

Texuga disse...

E optimo :)

Realmente e pena ser tao caro :(

Bj

luarte disse...

Quando estive na Costa Rica vi imenso disso, mas não cheguei a provar.

Parisiense disse...

Pois eu tenho disso no Jardim e detesto.....sabe-me a flores.

Mas dizem que é optimo para o sangue.
De vez em quando lá como, mas não gosto mesmo.

Beijokitas

Cor do Sol disse...

A minha mãe adora. Temos cá em casa.